Pós-operatório - Dicas

1 Comentario

Encontrei esse artigo e achei interessante.

Pós-operatório

Hoje você come para sobreviver, então escolha direito os alimentos que contenham vitaminas já que você come bem menos.
Não coma assistindo televisão, a falta de concentração na comida faz comer mais do que você precisa e com certeza passará mal.
Coloque a comida na boca e descanse o talher, parece bobagem mas o vício de comer depressa leva ao vômito.
Tome primeiro o líquido e depois coma o sólido, lembre que o seu estômago tem o formato de um funil, se comer e depois beber, o líquido não cabe e você vomita. Ex. Beba o leite e depois coma o pão.
Cuidado com as verduras, corte elas em quadrado e mastigue bem, pois a couve refogada é complicado passar pelo anel. Mastigue bem antes de engolir.

O arroz tem que estar bem cozido, cuidado para não estar comendo muito carboidrato e pouca vitamina. Coma sempre o alimento mais rico em vitaminas e depois o carboidrato. Ex. Coma a carne, a salada e se sobrar espaço coma o arroz.
Se perceber que vai passar mal com doce tome um copo de suco de laranja puro, e espere passar, pois o doce é um problema para todos e ainda bem que passamos mal, pois o açúcar não faz nada bem para o nosso corpo. A carne é muito importante para a nossa vida, ela é prima irmã da célula do sangue. E o que quer dizer isso? Quer dizer que evita a famosa Anemia.

Dieta do Pós-operatório

Período 1 - Dieta líquida
Nesta fase o paciente deve ingerir exclusivamente líquidos, aproximadamente 150 a 300 ml por refeição. O tipo de líquido deve conter uma quantidade razoável de nutrientes, devendo para isso ser bastante variada. Pode-se tomar chás, leite desnatado, iogurte light, sucos de frutas ou vegetais (cenoura, tomate, beterraba), sopas (de verduras, frango ou carne), mingaus, gelatinas, etc.
É importante que a dieta seja fragmentada por todo o dia, de forma que não sinta fome entre as refeições, nem sobrecarregue o estômago em uma única tomada. Como o apetite nesta fase costuma ficar bastante diminuído e as alternativas fornecidas pela nutricionista são bastante variadas, este período é muito mais agradável e confortável do que se imagina. Não se pode neste período, sob nenhuma hipótese, ingerir alimentos sólidos nem tomar grandes volumes de líquidos de uma só vez, sob pena de complicações graves.
Período 2 - Dieta Pastosa - Purê
Esta fase se inicia no 15o dia pós-operatório para a banda, e no 30º para a cirurgia de Capella. As refeições com consistência semelhante à de purê devem ser tomadas em pequena quantidade. Purês de batata, aipim, abóbora, e outros vegetais podem ser usados, bem como frutas amassada, carne moída, sopas com pequenos pedaços de legumes e arroz.
Sucos e chás devem complementar a alimentação diária, com os líquidos sendo administrados nos intervalos entre as refeições. Os alimentos prontos comercializados para bebês (potinhos) também podem ser consumidos, por apresentarem a consistência ideal e possuírem nutrientes ricos em vitaminas e proteínas. A quantidade total de líquidos administrados a cada dia deve ser de pelo menos 1500 ml, divididos em várias tomadas - 200 a 300 ml de cada vez.
O alimento pastoso também deve ser fracionado em porções de 100 a 150 g, perfazendo um total de + 600 g por dia. Essa dieta irá perdurar até haver um conforto que permita a adição de alimentos sólidos, o que leva cerca de 45 dias na banda e 60 no bypass.
Período 3 - Alimentos de fácil mastigação
Refeições de consistência normal já podem ser introduzidas na dieta. As porções devem, contudo, ser mantidas pequenas, e os líquidos tomados apenas nos intervalos das refeições.
É extremamente importante mastigar os alimentos até que estes se encontrem completamente triturados, quando então podem ser engolidos. As refeições devem ser feitas em 3 a 5 horários diferentes, mantendo-se variantes de baixo teor calórico e alto teor protéico. Devido a sua consistência muito dura deve-se evitar alimentos grelhados e assados, dando-se preferência aos cozidos.
Recomenda-se cortar as carnes em pequenos pedaços, e deve-se reservar um tempo longo para que as refeições sejam feitas sem pressa, permitindo uma boa mastigação e uma ingesta de pequenos bolos a cada deglutição. Verduras e legumes cozidos são melhor tolerados que os crus.
Período 4 - Comer com calma e mastigar bem os alimentos
Nesta fase cada um pode fazer seu próprio cardápio, dentro dos princípios básicos de ingerir alimentos de baixo teor calórico. A mastigação lenta, e a tomada de pequenos bolos a cada vez, devem se transformar em uma rotina para evitar vômitos e regurgitação (golfadas). Deve-se evitar fazer outras coisas como ler ou ver televisão enquanto se come. As refeições devem conter adequadas quantidades de proteínas, carboidratos e vitaminas, e devem ser divididas ao longo do dia.
Evite deitar após as refeições, bem como ingerir líquidos enquanto se come. Os pacientes ocasionalmente podem vomitar ou sentir algum desconforto após as refeições. Isto pode ser causado por maus hábitos alimentares, ou por uma insuflação excessiva da banda. À medida que começa a comer lentamente e a mastigar adequadamente os alimentos, o paciente vai aprendendo a conhecer os limites de seu novo estômago.
Temos observado que alguns pacientes tentam "driblar o efeito da cirurgia" ingerindo alimentos pastosos e líquidos em grande quantidade. É bom lembrar que a saciedade será maior com alimentos sólidos e, como o que pretendemos é diminuir a ingesta para perder peso, as refeições devem basear-se em alimentos "mastigáveis".
Cabe ainda salientar que o açúcar é o grande inimigo da perda de peso. Para promovermos grandes resultados é importantíssimo que sejam utilizados alimentos sem açúcar, principalmente durante o primeiro ano. Certos alimentos não são facilmente tolerados no pós-operatório e devem ser ingeridos com mais cuidado ou então triturados para que possam ser mais facilmente digeridos. São alimentos que podem ficar impactados na passagem entre o pequeno reservatório gástrico e o restante do estômago, possibilitando a obstrução e a ocorrência de vômitos. Os alimentos que devem ser utilizados com mais cuidado são vegetais fibrosos como abacaxi, laranja, tangerina, brócolis, etc; sementes do tipo da castanha, amendoim, avelãs, etc. Muitos pacientes referem grande dificuldade para ingerir carne vermelha, peito de frango, pão e outros alimentos que tendem a formar massas mais compactas, exceto quando mastigadas muito cuidadosamente e em pequenos pedaços. O álcool é uma grande fonte energética devendo sempre ser evitado. Após a fase de adaptação, o paciente vai aprendendo a interpretar os sinais de seu estômago e a conhecer aqueles alimentos mais toleráveis.

Fonte:
Cirurgia do Emagrecimento

Quinta -feira e Sexta-feira Até quem fim....

2 Comentarios
Quinta-feira foi mais um dia de anciedade ^.^  Bom hoje resolvi procurar um joguinho para minha filha antes das ferias terminarem ela estava querendo muito entao encontrei um no site da disney chama-se club do penguin, adoramos o jogo vc é um penguin e vive no mundinho la onde encontra outras pessoas. Gostei do jogo pois quando vc cria a conta para seu filho, vc tem o gerenciador dos pais , onde vc ver tudo que seu filho tem feito no mundo dos penguin, você pode escolher  em que mundo ele entra se é no seguro ou no super seguro onde eles nao podem digitar nada, o que bem interessante ja que minha filha tem somente 10 anos.
Entao fica a dica para quem tem filhos e quer que ele jogo um mmo seguro e vigiado.
http://www.clubpenguin.com/pt/


 http://yupi3000.files.wordpress.com/2008/09/orkut-hi5-myspace-sextafeira_10.gif
Hoje sexta-feira esta chegando o feriado que bom, ficar com meu maridao em casa tudo de bom, podemos colocar a conversa em dia. Semana que vem esta mais perto quarta -feira dia da pericia e dia 4 meu niver ficarei mais velha OMG, vou começar a esconder minha idade heheheeh


Dia Normal, mas um poema belissimo

1 Comentario
Olá para todos,  ontem e hoje foi um dia normal sem novidades, so mesmo subir na obra pra olhar como esta indo, e sinceramente não estou gostando, o pedreiro começou a falta e a demorar no serviço, combinamos para uqe fosse entregue dia 4 minha casa , mais estou vendo que por causa dessa enrola ele nao ira me entrega no prazo previsto, o que me deixa chateada e muito frustada com a cituação.
As vezes fico pensando como as coisas gostam de andar para tras comigo, quando penso que esta tudo bem algo vem e mostra que não esta e nao deve ficar bem, sempre tem algo pra preocupar, quando nao é a obra, é conversa fiada de familiares e por ai vai...
Penso se é pecado uma pessoa querer uma casa e sossego, será que isso é pedir demais?!?!

Realmente hoje não estou muito bem, mais uma vez alias acho que isso é normal em minha vida não esta bem mentalmente. Vou lá pois marcamos para ter uma conversa franca com o pedreiro para saber o por que de tanta demora para fazer o que foi combinado, já que nossa parte esta tudo certo.

Deus abenções a minha familia e a todos.
Deus abençoe
Deus abençoe

Gosto muito de poemas e esse falo muita coisa;


Eu aprendi...
...que ignorar os fatos não os altera;

Eu aprendi...
...que quando você planeja se nivelar com alguém, apenas esta permitindo que essa pessoa continue a magoar você;

Eu aprendi...
...que o AMOR, e não o TEMPO, é que cura todas as feridas;

Eu aprendi...
...que ninguém é perfeito até que você se apaixone por essa pessoa;

Eu aprendi...
...que a vida é dura, mas eu sou mais ainda;

Eu aprendi...
...que as oportunidades nunca são perdidas; alguém vai aproveitar as que você perdeu.

Eu aprendi...
...que quando o ancoradouro se torna amargo a felicidade vai aportar em outro lugar;

Eu aprendi...
...que não posso escolher como me sinto, mas posso escolher o que fazer a respeito;

Eu aprendi...
...que todos querem viver no topo da montanha, mas toda felicidade e crescimento ocorre quando você esta escalando-a;

Eu aprendi...
...que quanto menos tempo tenho, mais coisas consigo fazer.
(Boa noite , Amor )

De William Shakespeare

Resumo final de semana e segunda com Dor de Cabeça

3 Comentarios
Esse final se semana para nos foi muito bom. Nos distrimos bastante saimos no sabado para almoçar em um bar aqui perto chamado Baião de Dois, Gosto muito de ir lá me divirto bastante. Nosso amigo Toninho veio nesse sabado dar o ar da graça depois de um longo periodo sem aparecer  aqui. Até achamos que ele tinha ido morar na china ^. ^ Conversamos bastante e depois viemos embora.

Chegando em casa logo subimos para dar uma olhadinha na nossa casa que esta em construção, esta ficando tao linda e aconchegante, não vejo a hora de poder esta lá, alias nada como a casa da gente.
[biscoito4.JPG]
Domingo almoço e a irmã da Tia lucia ,  chamamos ela de Preta veio fazer unha das mulheres da casa, aproveitei e fui fazer a minha tempos que não fazia, ficou muito bom.

Depois tia lucia fez biscoito frito e peguei alguns e eu e meu maridão fomos la pra nossa construção conversar e ver nossos sonhos de concretizando devagar mais graças ao bom Deus esta indo e espero pode esta em casa dia 4 de fevereiro dia do meu aniversario, seria mesmo um grande presente de Deus.



Hoje já não foi tao bom, estou com uma dor de cabeça chata que esta me incomodando bastante já tomei um comprimido para dor e nada, espero que passe. Fome também nao tive muito comi muito pouco (podia ser sempre assim). 
[segunda-feira.jpg]
Estou agora na espera para a pericia no plano que sera dia 02 agora. Anciedade a mil  ^. ^

Olá para todos e vamos que vamos......

5 Comentarios
Olá,
Sou Michele Lemos, gosto que me chamei de Skadi nome de uma deusa  nordica. Sou casada a 11 anos com um homem maravilhoso que me faz muito feliz, do nosso amor tivemos 2 lindas filhas que nos faz muito felizes. A mais ou menos 10 anos tento volta ao meu peso normal de quando engravidei, era 54kg ( O.o), mas nesses anos que se passaram ja tentei de tudo e nada adiantou, o que sempre me deixou frustada e desmotivada com a vida.
Em novembro de 2010 conheci um amigo Chamado Valetim que fez a cirurgia de redução e me indicou o medico dele,depois de muito pensar e conversar com meu marido, eu tomei coragem e fui me consultar. E agora estou no caminho da minha cirurgia. Espero que de tudo certo e vai dar tudo certo. Estou no momento com 101 kg  e tenho 1,61m.
Meu medico é : Um otimo medico, excelente pessoa aqui em Belo horizonte .

Maurício Gustavo Bravim de Castro

CRM: 29496 – MG

Endereço de atendimento

Avenida do Contorno, 4747 – Sala 502
Funcionários – Belo Horizonte/MG
Telefone(s): (31) 3283-9683; (31) 3283-8909
Cirurgia Geral
 
Bom , esse é meu segundo blog, acho que não estava me adaptando muito com wordpress entao por enquanto ficarei com os dois até me acostumar com 1 somente.
A minha intensão de começar um blog surgiu quando eu comecei minha caminha ruma a gastroplastia que começou no mes de novembro de 2010, foram muitos medicos exames e consultas. Aproveitei bastante as festas de fim de ano e agora em janeiro voltei para minha caminhada, já estou com todos os laudos em mãos e ja recebi a guia de internação do meu medico. Dei entrada na unimed e agora minha pericia esta marcada para o dia 02/02/11 pela manha o que espero com muita anciedade. Espero poder esta operando dia 07 de fevereiro e seu que correrá tudo muito bem.